Skip to main content

O que são Manchas Faciais?

De sardas e manchas senis às cicatrizes, muitos fatores podem contribuir com a pigmentação da pele, tendo causas, características, cor e textura diferentes.

A hiperpigmentação, ou manchas escuras, pode ser causada por cicatrizes de acne, exposição excessiva ao sol ou alterações hormonais e normalmente se apresenta como lesões pretas, marrom escuro, marrom claro, esbranquiçadas, avermelhadas ou arroxeadas, além de ter tamanho e formato extremamente variáveis.

Tipos mais comuns de Manchas na Pele:

  • Acne:  considerada uma das doenças de pele mais comuns do mundo, a acne nada mais é do que a obstrução dos poros devido ao sebo e pele morta que, associados à colonização de bactérias, formam as inflamações. O bloqueio de poros produz cravos abertos ou fechados, comedões, pústulas, cistos e espinhas, que são saliências cheias de pus, às vezes dolorosas, e podem causar manchas e cicatrizes na pele.
  • Melasma: trata-se de uma alteração da cor da pele, especialmente na parte central ou nas bochechas, onde aparecem manchas escuras. Apesar de ser uma condição crônica, que não tem cura, existem hoje muitos métodos eficazes para clarear essas manchas. Elas podem ser ativadas pela exposição ao sol e calor ou por alterações hormonais, como durante a gestação.
  • Melanose solar (mancha senil): geralmente aparecem em pessoas com mais de 40 anos, sendo caracterizadas por manchas amarronzadas no rosto, ao redor do pescoço, nas mãos e colo e estão diretamente ligadas à exposição frequente ao sol e calor.
  • Efélides: mais conhecidas como sardas, elas surgem na infância e são hereditárias, sendo mais predominantes em pessoas e pele clara e ruivas.

O que causa as Manchas Faciais?

Sol e calor são os grandes vilões quando o assunto é sobre MANCHAS FACIAIS. Daí a importância de usar protetor solar e água termal para diminuir a temperatura da pele. Além desses fatores de risco, as alterações hormonais, especialmente durante a gestação, também estimulam a produção de melanina pelos melanócitos, o que pode causar pigmentação de cor mais escura na pele.

Tratamentos para Manchas Faciais

  • PEELING: procedimento que remove as células envelhecidas e mortas, promovendo o rejuvenescimento e melhora da pele. Ele pode ser realizado de forma superficial, média ou profunda, dependendo do tipo de pele, resultado esperado e época do ano. Ao remover as células mortas da pele e minimizar a aparência de poros abertos, o peeling melhora muito a aparência, revelando uma pele mais fresca, clara e jovem.
  • PEELING QUÍMICO: é realizado com diferentes tipos de ácidos para esfoliar a pele. O retinóico promove leve descamação e ajuda na renovação celular e produção de colágeno. Já o glicólico e o salicílico são indicados para clarear manchas e melhorar o aspecto de rugas.
  • LIMPEZA DE PELE: a limpeza de pele em si não clareia as manchas, mas ao remover as impurezas do rosto, desentupindo os poros e combatendo o excesso de oleosidade, ela prepara a pele para absorver os ativos clareadores e potencializar o resultado.

Como prevenir?

A mais importante forma de prevenção é, sem dúvida alguma, proteger-se do sol e do calor, além das luzes de celulares, computadores e lâmpadas, uma vez que esse problema não tem cura e pode ser desencadeado por alterações hormonais e até mesmo por predisposição genética. Além disso, o tratamento precoce é essencial para que as manchas não se espalhem e fiquem ainda mais escuras.

Conheça nossos Tratamentos Corporais com protocolos exclusivos.

Venha conhecer o Espaço Eu!

Experiência de beleza como força transformadora.

Como Chegar

Rua Elis Regina, 51

Parque Campolim

Sorocaba, SP | 18047-644

Atendimento

T: +55 15 98183-0007

E: contato@espacoeu.com.br